SOBRETAXA | Estado do Rio alcança 270 mil servidores ao completar taxação de 14% à Previdência

Nos Estados

Extra - Meta desde 2017, o Estado do Rio concretizou, sobre o pagamento de maio, seu objetivo de elevar, de 11% para 14%, a contribuição à Previdência de boa parte dos seus servidores. Ao todo, 270.143 funcionários ativos, aposentados e pensionistas foram afetados pela elevação do desconto. A receita extra estimada foi de R$ 42 milhões somente sobre a folha de maio.

Para ser implementada por completo, a medida dependia da quitação de todas as dívidas salariais. Com o pagamento, em abril, do 13º salário de 2017, o Estado ficou livre para aplicar o desconto sobre todos os que estão sujeitos a ele.

A informação foi passada pelo próprio órgão que gerencia as aposentadorias e pensões dos funcionários públicos. Ao todo, 204.282 ativos — de todos os poderes — tiveram suas contribuições elevadas. Boa parte deste grupo passou a contribuir a parte do salário de maio.

Além dos ativos, foram afetados 48.549 aposentados e 17.312 pensionistas. Vale lembrar que a taxação afetará todos os inativos e pensionistas que recebem além do teto do INSS, de R$ 5.645. A contribuição é calculada a partir da diferença entre o teto do INSS e o vencimento bruto. Os 14% são descontos apenas sobre a diferença e não sobre todo o provento.