SANTA CATARINA | Congresso regional do Sindicato dos Aposentados elege novos coordenadores para SC

Notícias
Tipografia

Durante a manhã de ontem (17), aproximadamente 80 pessoas participaram da Assembleia do Sindicato Nacional dos Aposentados em Joinville, Regional SC, e elegeram os coordenadores que estarão a frente da entidade pelos próximos cinco anos.

Com compromisso de continuar dando ao Sindnapi-SC o mesmo crescimento de sócios e com bom trabalho para o estado, que segue a frente do Sindicato dos Aposentados em SC, a sindicalista Maria Roseli Beutting. Junto com ela uma equipe estadual e regional de coordenadores que farão o trabalho em solo catarinense.

Com a presença do presidente do Sindnapi nacional, João Inocentini, o tesoureiro Marcos Bugarelli, o presidente da Força Sindical SC, Osvaldo Mafra, o compaheiro dda Regional Paraná, Paulo Zanetti e os vereadores James Schroeder e Tânia Larson e aposentados de diversas regiões do estado, que votaram pela continuidade do trabalhado da Roseli e dos novos coordenadores estaduais e regionais.

"Vocês não irão só eleger os coordenadores, mas contribuir e fortalecer uma luta que é de todos nós", revelou o Schroeder.

Para a vereadora Tania, esse é o momento crucial para os aposentados, que devem se unir e se fortalecer junto ao sindicato.

O presidente da central estadual admitiu que está dificil ser aposentado no país, ainda mais nesse momento.

"Nós somos tão desvalorizados, tratados como um entulho nesse país, temos que juntos exercer todos os nossos direitos, seja de aposentado, contribuinte, eleitor. Temos que ter consciência que nos é que fazemos a diferença", concluiu.

A frente ao sindicato regional SC, Rose como é conhecida pelos aposentados, segue a luta por representatividade e acima de tudo por direitos simples nos conselhos do idoso, saúde e assistência social.

"SC foi o estado que nunca perdeu sócios, só cresceu o número de aposentados que acredita no nosso trabalho, além disso, fizemos parte dos conselhos de saúde, idoso e assistência social. Essa participação é demasiadamente importante porque ali que acontece a mudança que queremos para os aposentados", garantiu Rose. "É importante que cada coordenador que nos abraça nessa luta tenha consciência do quanto é importante participar e ocupar espaços em defesa dos aposentados".

Congresso Nacional

Durante o evento, o atual presidente João Inocentini fez um balanço das atividades e revelou que deixará a presidência do Sindnapi. A nova diretoria será escolhida no próximo congresso nacional da entidade, em Americana-SP, na última semana de novembro.

"Estamos elegendo aqui uma coordenação regional e estadual, eles representarão e buscarão resolver os problemas dos aposentados do estado de SC e da região", iniciou Inocentini. "Até 2002 éramos tratados, inclusive pelo presidente da época, como vagabundos. Nós lutamos e garantimos espaço, hoje temos um papel importante nas decisões. Garantimos um reajuste a partir de janeiro, e apesar de um salário pequeno, que eu acho que é, é uma realidade, porque se dependesse dos políticos nosso mínimo não seria maior que R$ 500".

João lembrou ainda que é preciso estar preparados para enfrentar a Reforma da Previdência. Uma proposta desleal, quando no Brasil um político poder pedir a terceira aposentadoria, ou filhos de militares que estão na quarta geração recebendo pensão da Previdência", desabafou.

Santa Catarina terá direito de levar 30 delegados para o congresso nacional e lá terão a oportunidade de eleger a nova diretoria.

"Estou feliz em voltar aqui, eu acompanhei a compra dessa sede, estive aqui há um ano e volto com orgulho dessa conquista", disse com orgulho o atual tesoureiro Marcão, que será candidato a presidente do Sindapi no Congresso Nacional. "Meu nome surgiu e eu aceitei o desafio, eu vou dar a continuidade do trabalho do João, lutando por mais conquistas e continuar sendo um sindicato de referência, com convênios para que os aposentados gastem menos e vivam melhor".