Alertar para a violência contra os idosos e a necessidade de garantir qualidade de vida na velhice foi o tema do Café com Palestra promovido pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, nesta sexta-feira, dia 19.

Ministrada pela psicóloga Neuza Inocentini, a atividade abordou a questão dos maus tratos e o tratamento da sociedade e dos familiares dado às pessoas idosas. Segundo ela, nem sempre a violência é detectada por não ser praticada de forma física.

Para a psicóloga, é muito triste perceber o vazio no olhar de pessoas que são relegadas ao esquecimento. “Muitas vezes percebemos que os idosos não são priorizados, são colocados em segundo plano. Essa discriminação é uma forma de violência, ainda que psicológica”, explicou Neuza.

O presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, explica a importância da atividade para os aposentados: “Realizado mensalmente, o Café com Palestra visa levar informações sobre direitos, bem-estar e saúde aos associados. É fundamental que eles conheçam seus direitos para poder cobrar das pessoas e órgãos competentes valorização e a manutenção de sua dignidade”, diz.