Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa
Depois de um início de inverno quente, o frio chegou e é preciso ter alguns cuidados, especialmente com os idosos. O diretor de Saúde do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Luiz Alberto Catanoso, o clima frio e seco pode causar ressecamento da pele e agravar as condições respiratórias. “Também há uma incidência maior de doenças como a gripe, a pneumonia e, mais recentemente, a COVID-19.”
Para Catanoso, cuidar dos idosos no inverno envolve um conjunto de medidas preventivas e de cuidado constante para garantir que eles passem pela estação de maneira segura e confortável. “É preciso manter as vacinas contra a gripe, pneumonia e COVID em dia, manter a hidratação, com ingestão de mínimo dois litros de água por dia, também com a oferta de bebidas e sopas quentes para manter a temperatura e use hidratantes para evitar ressecamento da pele”.
O médico alerta também que os banhos devem ser mais rápidos e de preferência a tarde para evitar exposição ao frio. “O idoso precisam ainda agasalhar-se bem para passar o inverno de forma saudável”, destaca Catanoso.