Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa

A reunião do G20 Social, que acontecerá na próxima semana, no Rio de Janeiro contará com a presença de diretoras e diretores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi. O encontro antecederá a Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, que ocorrerá entre os dias 18 e 19, também na capital fluminense.

O G20 Social acontecerá de 14 a 16 no espaço “Território do G20”, na pra Mauá, centro do Rio. Andrea Gatto, diretora de Assuntos Internacionais do Sindnapi, destaca que a intenção é debater a disparidade de ganhos entre as mulheres e os homens. “Nosso foco será levantar a questão das diferenças nos benefícios pagos entre os dois gêneros.”

Também estarão representando o sindicato a diretora de Anistia, Eunice Luz, do Rio Grande do Sul, a diretora de Mulher, Maria Antonia Magalhães, do Distrito Federal, a diretora Executiva, Maria Roseli Beuting, de Santa Catarina, o diretor de Assuntos Jurídicos, Raimundo Nonato de Mesquita, do Rio de Janeiro e Arcílio Ferreira, colaborador do Sindnapi também do Rio.

Andrea explica que o grupo participará das atividades autogestionadas simultaneamente durante o dia 14, com destaque para a atividade autogestionada da Força Sindical e da outra das Centrais, coordenada pelo DIEESE.

No dia 15 acontecem as plenárias sobre “Justiça Social”, “⁠Mudança Climática”, e “⁠Reforma da Governança Global”. E no dia 16 será realizada a plenária de encerramento do G20 Social com entrega de um documento ao presidente Lula.

O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.