Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi participou, nesta terça-feira (30) da manifestação unificada na avenida Paulista, em São Paulo, convocada pelas Centrais Sindicais em protesto contra os juros altos praticados pelo Banco Central. Diretores da entidade deram apoio ao movimento, que reuniu dezenas de representantes de entidades trabalhistas.
Em um discurso durante o ato, a diretora de Assuntos Internacionais do Sindnapi, Andrea Gato, destacou a importância da luta pelos juros mais baixos na melhoria da economia do país. “Estamos aqui com um grupo de aposentados para fazer coro com os trabalhadores pela redução dos juros e pela melhoria da economia brasileira. Juros altos representam a precarização do trabalho o que afeta a Previdência Social e, por consequência os benefícios pagos pelo INSS.”
O movimento sindical considera inaceitável a taxa abusiva praticada pelo Banco Central, que “boicota e emperra” o crescimento do país prejudicando, principalmente, a classe trabalhadora.
A taxa Selic, utilizada como controle da inflação, serve como referência para todas as outras taxas de juros do país e vem se mantendo em patamares elevados há quase três anos. Atualmente está em 10,50% ao ano, a segunda mais alta do mundo.