Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa
No próximo sábado (15) o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi comemora seu 24º aniversário. E para comemorar a data, reunirá lideranças políticas e sindicais, associados e colaboradores para uma sessão solene em sua sede nacional, em São Paulo, nesta sexta-feira (14).
Durante a comemoração será feita homenagem ao sindicalista Arnaldo Gonçalves, um dos fundadores do Sindnapi e que faz parte da história do sindicalismo brasileiro, tendo participado da criação da CGT, Força Sindical, além de integrar a União Internacional de Sindicatos Metalúrgicos _UIS Metal).
Criada no ano de 2000, a entidade surgiu com a proposta de defender os interesses dos aposentados, pensionistas e idosos brasileiros, e também para que fossem tratados com dignidade e respeito. Atualmente com quase 500 mil associados, é o maior sindicato da categoria na América Latina.
Milton Cavalo, presidente do Sindnapi, lembra que desde sua criação o Sindnapi se destacou pela luta pelos direitos dos aposentados. “Estivemos à frente de conquistas importantes como a correção do salário mínimo acima da inflação, a revisão de benefícios durante o Plano Real, antecipação do reajuste anual das aposentadorias para janeiro, antecipação do 13º salário, entre tantas outras.”
Mas mesmo depois de 24 anos, o dirigente lembra que ainda existem questões que precisam ser resolvidas. “Atualmente atuamos para que seja aprovado o Projeto de Lei 1468/23, do deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) que concede correção adicional de 5% nos benefícios acima do salário mínimo a cada cinco anos de aposentadoria, como forma de recomposição do poder de compra do aposentado. Também queremos garantir o fim do pagamento do Imposto de Renda da categoria. Recentemente inauguramos uma subseção do Dieese em nossa sede com a meta de criar o índice de inflação do aposentado, como forma de estimular a criação de políticas públicas de acordo com as necessidades dessa parcela da população.”
“Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas temos a certeza de que juntamente com os aposentados, pensionistas e idosos, conseguiremos muito mais”, disse Milton Cavalo.