Organização pretende ampliar movimento para todos os fóruns de idosos em São Paulo

Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa

Neste mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi inicia mobilização junto com os movimentos sociais de idosos, especialmente com os Fóruns Regionais do Direito da Pessoa Idosa. E a aproximação terá início na próxima terça-feira (18) com a passeata em conjunto com o Fórum Capela do Socorro/Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista.

De acordo com o diretor do Sindnapi, Diógenes Sandim Martins, serão lançadas duas pautas durante o ato. “A primeira será a Calçadas Seguras para São Paulo, com intuito de conseguir mudanças nas calçadas da cidade, especialmente da periferia, que são verdadeiras armadilhas para os idosos e para as pessoas com dificuldade de locomoção.”

Outra proposta, segundo Maria Antonieta Ferraz, coordenadora do Fórum Capela do Socorro/Parelheiros, será a da criação de política pública de acolhimento humano para os idosos, especialmente na área da Saúde. “A pessoa idosa quando procura um órgão público precisa receber um atendimento diferenciado, até porque, na maioria das vezes, ela está fragilizada.”

Antonio Brito Cardoso, conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) pela região da Capela do Socorro lembra que a ideia é realizar uma concentração na praça Praça Dona Carmela Dutra, em frente ao INSS da Cidade Dutra, e depois ir, em passeata, até Rua São Guilherme 515 enfrente ao Céu Cid Dutra, onde os participantes participarão de um café da manhã.

A meta, segundo Diógenes, é ampliar esse movimento para os demais Fóruns Regionais do Direito da Pessoa Idosa.  “O Sindnapi pretende fortalecer os Fóruns no atendimento aos idosos da capital”, afirma.

O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, marca a sensibilização da sociedade para combater as diversas formas de violência cometidas contra essa população com mais de 60 anos.