A polícia do Rio de Janeiro invadiu três call centers usados para golpes contra aposentados e pensionistas em menos de uma semana. Eles se passavam por instituições financeiras e ofereciam empréstimos consignado. O golpe não é novo, como lembra o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, mas os golpistas estão aperfeiçoando suas práticas.

“De acordo com as matérias do jornal carioca O Dia, havia até mesmo uma cartilha com orientações detalhadas sobre como enganar as pessoas, inclusive, com frases que levavam as vítimas a acharem que estavam realmente falando com uma instituição financeira”, destaca o dirigente.

Na segunda-feira (11), a polícia civil do Rio de Janeiro fechou um falso call center destinado a aplicar esses golpes em aposentados e pensionistas. A informação foi divulgada pelo jornal O Dia. Os policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI) descobriram o local, que funcionava na rua do Ouvidor, no centro da capital fluminense.
Esse é o segundo flagrante de call center usado para golpes nos aposentados no Rio de Janeiro em poucos dias. Ao todo foram 22 golpistas foram presos nas ações policiais.

Providências – Em outubro passado, o presidente Milton Cavalo, se reuniu com a delegada Sandra Buzati, na Secretária de Segurança Publica de São Paulo – SSP-SP. Ele expôs as inúmeras denúncias feitas por associados ao Sindicato e a campanha lançada para alertar a população idosa e seus familiares.

“O Departamento Jurídico do Sindnapi está atento a esses golpes e tem orientado os associados a procurarem a entidade sempre que receberem ligações ou mensagens no celular falando que achem suspeitas”, explica ele. “A Coopernapi, Cooperativa de Crédito do Sindnapi, também tem dado orientações aos cooperados para evitarem cair nos golpes”.

Crédito foto: Jornal O DIA