Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa

Convocados pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos- Sindnapi e pelo Fórum do Idoso Capela do Socorro/Palhereiros, mais de 200 pessoas marcharam, nesta terça-feira (18), pelas ruas da Zona Sul de São Paulo, em uma mobilização pelo fim da violência contra os idosos. O evento faz parte do programa de reuniões do sindicato com cafés da manhã com apresentação da entidade e debate sobre as proposta de políticas públicas para a pessoa idosa, realizados mensalmente nas regiões da capital paulista.

A atividade também lançou o projeto Calçadas Seguras, que visa denunciar a má conservação e as construções irregulares das calçadas na capital Paulista, um problema de segurança que afeta sobremaneira a população idosa.

Segundo o Diogenes Sandim, secretário-geral do Conselho Municipal em Defesa da Pessoa Idosa (CMI) de São Paulo e membro do Sindnapi, o objetivo é envolver toda a sociedade nessa campanha. “Vamos organizar manifestações nas demais regiões, envolvendo também os Fóruns dos Idosos”, explica.

Gentil Fernandes Rosa, diretor executivo do Sindnapi e organizador dos Cafés da Manhã nos bairros da cidade, lembra que o programa tem objetivo de aproximar o sindicato da população. “Vamos aonde o aposentado está para apresentar nossa luta por eles e para ouvir suas demandas.”

Com a presença de diversos diretores do Sindnapi, a manifestação começou na Praça Dona Carmela Dutra, em frente ao INSS, e seguiu em passeata, até o CDC Ébanos. Ao final, os manifestantes desfrutaram de um café da manhã, oferecido pelo Sindicato.

Presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, garante que essa é apenas uma das muitas mobilizações convocadas em defesa dos direitos dos idosos e aposentados.  “E neste mês, marcado pelo Dia da Conscientização para a Violência contra a Pessoa Idosa, vamos intensificar nossas ações”, garante o presidente.