Sindnapi fortaleceu mobilização das Centrais Sindicais pela Redução da Taxas de Juros em 19 de setembro

Na quarta-feira, dia 31, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros de 11,75% para 11,25% ao ano.

É a quinta queda consecutiva e o menor patamar para a Selic desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.

Contudo, apesar de positiva, a redução ainda é insuficiente para aquecer o consumo, gerar empregos e estimular a produção.

A taxa Selic é uma referência para a economia nacional. Por isso, é preciso avançar e promover um corte drástico na taxa Selic, beneficiando o setor produtivo, gerando emprego e, por consequência, aumentando a renda dos brasileiros, fator que estimula o crescimento expressivo da economia e desenvolvimento do País.

Sua elevação, por outro lado, retrai a atividade econômica e tende a frear o aumento da inflação.

Juros altos criam enormes obstáculos ao desenvolvimento nacional e comprometem a geração de postos de trabalho e os investimentos sociais.

Reduções homeopáticas dos juros, como têm ocorrido, servem apenas ao interesse de rentistas. Já quem quer produzir e ver o país crescer precisa ter “dinheiro barato” no mercado e acesso aos financiamentos. Por isso, o Sidnapi sempre teve a posição de que manter a Selic elevada traz grandes prejuízos à economia do País e defende sua queda drástica e imedita.

Sindicato Nacional dos Aposentados, pensionistas e Idosos – Sindnapi