Soriano durante Congresso do Sindnapi em 2017

Uma pessoa alegre, de bem com a vida e extremamente dedicado às causas dos aposentados e das pessoas idosas. É dessa forma que todos definem José Soriano de Oliveira, coordenador da subsede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi no Rio Grande do Norte, que faleceu nesta sexta-feira (03).

“Infelizmente mais um grande amigo se vai. Um companheiro dedicado que ajudou muito nosso sindicato no Nordeste e em todo o Brasil, pois atuou também como diretor nacional executivo entre 2016 e 2021. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, destaca Milton Cavalo, presidente do Sindnapi.

Soriano, como gostava de ser chamado, se associou ao sindicato em 2002, quando assumiu o cargo de presidente regional no Rio Grande do Norte, cargo que depois foi extinto. “Ele era muito dedicado ao sindicato, tanto que acompanhou de perto a reforma da nossa subsede potiguar, mesmo estando doente, e nos passava constantemente as informações sobre o andamento do trabalho”, recorda Anísio Ferreira de Souza, diretor financeiro do Sindnapi.

Bastante próximo de Soriano, apesar da distância, Jânio Jacinto Araújo, diretor executivo do sindicato e que responde pela subsede do Espírito Santo, destaca sua liderança no Rio Grande do Norte, onde era muito próximo da governadora, Fátima Bezerra (PT). “Um companheiro extremamente dedicado ao sindicato e as causas dos aposentados. Grande liderança. Muito parceiro, sempre apoiando, incentivando os companheiros a crescer. Era uma referência no Rio Grande do Norte”.