Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa

Para o presidente do Sindnapi, Conferência é fundamental para os idosos

O Diário Oficial da União traz na edição de hoje (7) decreto que “Convoca a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa”, prevista para ocorrer entre os dias 19 e 22 de agosto do próximo ano. O tema será “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.

De acordo com a publicação, a sexta edição da conferência será coordenada pela presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e presidida pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, o tema do encontro está na pauta da entidade desde sua criação, no ano 2000. “Dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, garantir seus direitos e participação ativa na sociedade está no DNA do Sindnapi. Mas o país está muito distante de oferecer essas garantias aos idosos, por isso a importância da Conferência”.

Os objetivos do evento serão promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.