Sindnapi esteve presente nos debates

Renê Gardim – da Assessoria de Imprensa

A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat realizada na última quarta-feira 22/05 em Brasília, incluiu entre as prioridades da Pauta da Classe Trabalhadora para 2024 a defesa da recuperação do valor das aposentadorias e pensões. O tema, uma das principais bandeiras de luta do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, também fez parte do 1º de Maio Unificado deste ano, proposta pelo Sindnapi.

Para o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, a inclusão do debate sobre as perdas nos benefícios dos aposentados é fundamental e precisa fazer parte da agenda do conjunto da classe trabalhadora. “A aposentadoria precisa estar nas discussões dos trabalhadores, pois um dia eles também serão aposentados. E existem muitas questões que precisam ser resolvidas.”

Além da questão da aposentadoria, também fazem parte da prioridade da luta sindical deste ano atuar no enfretamento e superação da tragédia climática e ambiental ocorrida no Estado do Rio Grande do Sul, a participação das representações setoriais das entidades de base das Centrais Sindicais, atuar para a implementação das políticas de desenvolvimento produtivo, fortalecer as políticas de desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, da economia solidária e popular e das cooperativas, ampliar os investimentos em pesquisa, inovação, ciência e tecnologia, atuar para a implementação do Plano Nacional da Educação, fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e as políticas de saúde e segurança no trabalho, aprovar a reforma tributária que trata da renda, orientada pela progressividade dos impostos sobre renda e patrimônio, aumento da tributação sobre grandes heranças e riquezas, lucros e dividendos e fortalecer a política de moradia popular e de implementação do Plano Nacional de Saneamento Básico.