Renê Gardim – da Assessoria de Comunicação
A Cooperativa de Crédito do Sindnapi – Coopernapi mantém a oferta de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. A mudança, que foi anunciada na quinta-feira (08), é a criação de mais uma camada de segurança para a liberação do crédito e não a suspenção do crédito consignado como vem sendo divulgado, segundo Marcos Bertucci, diretor de Negócios da Coopernapi.
O Despacho Decisório PRES/INSS nº 67 determina que todos os benefícios tenham um bloqueio para a concessão do consignado. Mas o documento determina que caberá ao aposentado ou pensionista fazer o desbloqueio para permitir o empréstimo. O documento do órgão federal informa que o “desbloqueio acontece de forma online pelo Meu INSS, mas o beneficiário poderá solicitar apenas após 60 dias a contar da data deste bloqueio. Este prazo é uma regra vigente e será reanalisada pelo INSS”.
De acordo com Bertucci, até o momento não há a exigência de um prazo de dois meses para solicitar o desbloqueio. “De qualquer forma, a oferta do consignado está mantida e, caso esse prazo seja efetivado, a Coopernapi continuará ofertando as demais linhas de crédito, como o crédito pessoal”, lembra Bertucci.