O deputado federal do Espírito Santo, Messias Donato (Republicanos), declarou seu apoio ao Projeto de Lei 1468/2023 do deputado gaúcho Pompeu de Matos (PDT) durante visita do diretor executivo do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, no estado, Jânio Jacinto Araújo.
Araújo lembra que ao apresentar o projeto que cria o quinquênio para os benefícios do INSS acima do salário mínimo obteve a concordância do deputado. “Ele disse que é muito amigo do deputado Pompeu de Matos e que, ainda que não fosse, apoiaria a reivindicação do Sindnapi durante a votação do PL”.
No final do ano passado, o Sindnapi iniciou campanha em apoio ao PL 1468/23, do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), que cria o reajuste de 5% a cada cinco anos de aposentadoria. A iniciativa é uma forma de recompor o poder de compra dos aposentados. Desde então o sindicato tem realizado ações junto aos deputados federais em busca de apoio ao projeto.
Para o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, essas ações de aproximação com os deputados federais de cada estado, que estão se repetindo em todo o Brasil, são importantes para mostrar a importância do projeto, que tramita na Câmara dos Deputados, e obter apoios para sua aprovação. “O PL 1468 é fundamental para recompor o valor dos benefícios que, ao longo dos últimos 15 anos, sofreram uma perda de em média 30%.”, salienta o presidente.