
Renê Gardim – da Assessoria de Comunicação
O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, é o novo membro titular do Conselho Nacional da Previdência Social onde irá representar a Sociedade Civil representando Aposentados e Pensionistas. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Lupi, designando o dirigente para o CNPS foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 deste mês.
Esta é a segunda vez que o presidente do Sindnapi atuará como membro titular do CNPS. A primeira vez foi entre 2019 e 2021. Em seguida a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindnapi, Tonia Galetti passou a ocupar o cargo, que deixou este ano.
“Trata-se de um órgão importante para os aposentados e pensionistas brasileiros pois ajuda a garantir que o sistema de previdência social do país funcione de forma justa e equilibrada. Ele participa da elaboração de políticas, aprova regras e acompanha a gestão dos recursos, tudo para proteger os direitos dos trabalhadores e garantir que os benefícios sejam pagos corretamente garantindo a justiça do sistema previdenciário” destaca Milton Cavalo.
O dirigente destaca a atuação de sua antecessora. “A Tonia desempenhou um ótimo trabalho, defendendo os aposentados e pensionistas. Mas precisou sair depois de dois mandatos, como exige o estatuto do CNPS.”
O Conselho Nacional de Previdência Social é um órgão superior de deliberação colegiada, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social. Tem por função estabelecer diretrizes gerais, participar, acompanhar e avaliar sistematicamente a gestão previdenciária, bem como apreciar as decisões de políticas aplicáveis à Previdência Social.