Presidente do Sindnapi participa plenária do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre

Da Assessoria de Imprensa

Terminou nesta sexta-feira (26), a 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre (RS). Com o tema “Um Outro Mundo é Possível, Grisalho”, o evento reuniu mais de duas mil pessoas do Brasil e de diversas partes do mundo.

O evento, que tem entre seus organizadores o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos –  Sindnapi, promoveu debates sociais, políticos e culturais, com oficinas, seminários, conferências, sessões de testemunhos, atividades culturais e plenárias deliberativas. “Alcançamos nosso objetivo de promover debates de políticas públicas voltadas aos aposentados e idosos. Também tivemos uma conversa com Lúcio Dias, presidente das associações de idosos da América Latina e Caribe e ele se propôs a nos ajudar a formar uma Federação Mundial , junto com a FERPA (Federação Europeia de Aposentados e Idosos)”, analisa a Diretora executiva do Sindnapi e coordenadora da subsede RS, Eunice Luz.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, esteve em Porto Alegre para participar da plenária deliberativa de propostas do Fórum, que realizou mais 150 atividades promovidas por centenas de movimentos e organizações sociais do Brasil e do Mundo. “É um debate fundamental para avançarmos nas questões relacionadas à pessoas idosa. São temas específicos que demandam políticas públicas e iniciativas de governos para melhorarmos as condições de vida de milhões de idosos brasileiros”, afirma o presidente Milton Cavalo.

O evento termina com a redação da Carta do Fórum 2024 com base nas discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável a população idosa. “Iremos agora levar as propostas tiradas para as três instâncias de poder, municípios, estados e a União para que possam implementar as políticas públicas para os idosos”, garante Eunice.

Diretora executiva do Sindnapi e coordenadora da subsede RS, Eunice Luz enfatizou a importância do evento voltado para discutir as necessidade da população idosa e o fenômeno do envelhecimento populacional mundial. “No Brasil pessoas com 65 anos ou mais chegam a representar 10% da população em geral. Se for levado em conta os acima de 60 anos, chega a mais de 15%. Daí a grandiosidade e relevância do evento”, afirma Eunice.