Sindnapi articula ações pela aprovação do Adicional de Aposentadoria

Em visita a Porto Alegre, para participar da 9ª edição do Fórum Social Mundial da População Idosa, encerrado nesta sexta-feira (26), o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, se reuniu com o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Além do dirigente, participaram do encontro, na Assembleia Legislativa gaúcha, a coordenadora do Sindnapi-RS e diretora executiva nacional, Eunice Luz, Lélio Falcão e João Pedro Moura.

O deputado Pompeo de Mattos é autor do Projeto de Lei 1.468 de 2023, que estabelece o Adicional de Aposentadoria, um reajuste adicional de 5% sobre aposentadorias e pensões a cada cinco anos.

Em novembro, o Sindnapi lançou campanha em defesa do Projeto de Lei. O evento reuniu Centrais Sindicais e lideranças de todo o sindicalismo que manifestaram apoio à medida.

Na reunião ficaram acertados os próximos passos da campanha. “Além de continuarmos articulando em Brasília o avanço do Projeto de Lei, que tramita em caráter conclusivo, vamos realizar Audiências Públicas e manifestações nas ruas, porque só com muita pressão vamos conseguir garantir a recomposição das aposentadorias e pensões”, afirma o Milton Cavalo.

O presidente crítica o reajuste de 3,71%, baseado no INPC, concedido aos aposentados que ganham mais que um salário mínimo.

“Ao longo dos últimos 15 anos os benefícios têm sofrido um achatamento progressivo de, em média, 30%. O Sindnapi não vai ficar de braços cruzados. Nos próximos meses vamos definir um calendário de ações que visam aprovar o PL 1468 para recompor o valor dos benefícios e corrigir injustiça contra aposentados e pensionistas”, garante o dirigente.

Presidente Milton Cavalo visitou a subsede-RS