Chegamos ao fim de 2023. Um ano que não foi fácil diante da perda do nosso querido amigo e presidente João Inocentini, uma perda abrupta e imensurável.

Mas apesar de carregar essa tristeza, assumi a presidência com a missão de dar continuidade aos projetos e realizações em prol dos aposentados, pensionistas e idosos.

E para isso, temos trabalhado para estar presente em todos os estados brasileiros, ampliando nossa representação. Já são mais de 80 subsedes. Somente neste ano, estabelecemos atendimento em Goiás, Acre, Rondônia, Tubarão (SC), Cuiabá (MT), e Campo Grande (MS). Nos próximos meses serão inauguradas as unidades de Roraima, Piauí, Tocantins e Amapá. Cobrindo assim 100% do território nacional.

Em novembro, lançamos a Campanha em Defesa do Adicional de Aposentadoria e iniciamos a articulação no Congresso Nacional para a aprovação do Projeto de Lei 1.468/23, que garante o reajuste adicional de 5% sobre aposentadorias e pensões a cada cinco anos.

O evento, na sede do Sindnapi, contou com a presença de centenas de aposentados, representantes das Centrais Sindicais e dezenas de lideranças sindicais e políticas, que manifestaram seu apoio à campanha. Diurante a cerimônia também assinamos nossa refiliação ao Dieese.

Também temos nos reunido com representantes do governo, entre eles, os ministros da Previdência Social, Carlos Lupi; do Trabalho, Luiz Marinho; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; para apresentar as demandas dos aposentados e pensionistas.

Para nortear as ações do Sindnapi ao longo do ano, realizamos no começo de dezembro o Planejamento Estratégico, na Colônia de Férias em Mongaguá, no litoral paulista. A partir de grupos de trabalho, toda a diretoria teve a oportunidade de contribuir com propostas para a atuação do Sindnapi em 2024.

A atividade, coordenada pelo Dieese, reuniu mais de 232 ações para setores estratégicos como Organização, Comunicação, Políticas Públicas e Nacional, renovando a disposição de luta dos participantes.

Outra iniciativa inovadora, é o Sindnapi Celular, plano de telefonia móvel, que será lançado em janeiro. O objetivo é oferecer preço justo, qualidade e comodidade aos nossos associados e seus dependentes.

Por fim, e não menos importante, no dia 24 de Janeiro – Dia do Aposentado – concretizaremos o grande sonho do nosso companheiro João, com a inauguração do Hotel “Paulo Zanetti”, na Praia Grande, litoral de SP. Um projeto ousado, idealizado para oferecer ainda mais lazer e comodidade aos nossos associados.

Enfim, fechamos 2023. Que venha 2024, com muitas vitórias e avanços para nossos aposentados, pensionistas e idosos. Nós, do Sindnapi, seguimos rumo à meta de alcançarmos 1 milhão de associados. Uma meta audaciosa que nos motiva a trabalhar ainda mais e melhor.

Seguiremos atuando, em Brasília e nos Estados, para garantir mais direitos e benefícios com qualidade para essa classe valorosa, que tanto ajudou, e ainda ajuda, a construir esse país. Contem conosco!

Milton Cavalo
Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi