O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi participou na segunda-feira (15), de Intercâmbio Sindical Bilateral Internacional com a delegação da Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU), maior federação sindical do mundo. O evento aconteceu na Força Sindical, em SP.

Primeiro-secretário da ACFTU, Xu Liuping ressaltou que o encontro só foi possível a partir da eleição do presidente Lula, um governo democrático e aberto ao diálogo com os países.

O encontro, entre outros assuntos, abordou a importância do processo de formação contínua entre dirigentes sindicais brasileiros e chineses, o fortalecimento do intercâmbio e as experiências entre trabalhadores brasileiros e chineses.

O dirigente sindical chinês lembrou que o país asiático está cada vez mais aberto para parcerias com países estrangeiros, como o Brasil, frisando a importância de acordos comerciais bilaterais entre os dois países.

Primeiro-secretário Xu Liuping também falou sobre a questão da tecnologia e seus impactos para os trabalhadores. “Temos a modernização da nossa indústria como diretriz do nosso projeto de desenvolvimento nacional”, disse.

Para o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, a parceria com a China em ciência, tecnologia e inovação é crucial para modernizar o Brasil e fortalecer a nossa capacidade de inserção cada vez maior na dinâmica do mundo”, ele afirmou.

Dirigentes brasileiros entregaram cortesias aos chineses. O presidente Milton Cavalo presenteou a delegação chinesa com agenda e calendário do Sindnapi.