Sindicato debate, em Lisboa, realidade dos aposentados

Portugal – Na sexta feira, dia 13, os diretores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Andrea Gato (Relações Intersindicais) e José Ferreira da Silva, o Frei Chico (Anistia), participaram de reunião em Lisboa, na sede da CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional).

Os dirigentes foram recebidos pelos sindicalistas Fernando Morais e Filipe Marques.  Segundo Andrea, o objetivo foi debater as realidades enfrentada pelos aposentados portugueses e brasileiros.

“Fomos estabelecer relações e conhecer a forma de organização, principais reivindicações, dificuldades dos reformados de Portugal, como são chamados os aposentados portugueses”, ressalta ela.

Para Andrea, aposentados de ambos os países enfrentam problemas parecidos, como redução de benefícios, problemas de moradia e reformas que aumentaram a idade mínima para a aposentadoria. Portugal tem atualmente mais de 3 milhões de pensionistas.

“É muito importante essa troca de experiências para conhecermos a realidade dos aposentados de outros países, unificando as forças e fortalecendo a luta em defesa dos direitos da população idosa de todo o mundo”, destaca a dirigente.