O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi segue trabalhando em defesa da aprovação do Projeto de Lei 1468/23, que garante reajuste de 5% a cada cinco anos sobre aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo, com recursos da União.

De autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o projeto visa recuperar o achatamento dos benefícios. “É uma forma de recompor parte dos valores perdidos”, afirma o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo.

Para que o projeto avance na Câmara, o Sindnapi tem feito uma articulação junto a parlamentares para esclarecer sobre a importância da medida para aposentados e pensionistas.

Na manhã desta quarta-feira, dia 3, o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo e a diretora de Relações Internacionais, Andrea Gato, se reuniram com o deputado federal, Carlos Zarattini (PT-SP), em seu gabinete na cidade de São Paulo.

O presidente Milton Cavalo falou sobre o trabalho realizado pelo Sindicato apresentou o projeto de Lei, bem como sua importância para segurados do INSS. “Ao longo dos últimos 15 anos, os aposentados e pensionistas amargaram uma perda de em média 30% no valor dos benefícios. Esse projeto visa diminuir esse arrocho”, reforma o presidente.

Líder da bancada na Câmara, o deputado Zarattini reconheceu relevância da proposta e defendeu melhores condições de vida para aposentados. “A pessoa aposentada não deveria precisar trabalhar mais para pagar suas contas e ter uma vida digna”, ressaltou o deputado.

Dos mais de 39 milhões de segurados, cerca de 12 milhões recebem benefícios acima do salário mínimo de R$ 1.412,00.

Dieese – Para entender esse cenário e ter um estudo mais aprofundado sobre a situação da população idosa, o presidente Milton Cavalo está negociando com o Dieese a instalação de uma subseção na sede nacional do Sindnapi. “O objetivo é viabilizar os estudos para a criação de um índice de inflação do idoso, nos moldes do IPCA, que mede a variação inflacionária para toda a população”, ele explica o presidente.