Agressão contra idoso foi gravada por câmera de segurança

Mais uma vez um idoso é vítima de violência. Na terça-feira (18) uma pessoa idosa foi abordado e agredido por um homem que tentou roubar seu celular na Vila Lucinda, em Itu, no interior de São Paulo, ficando em estado grave e precisando inclusive ser transferido para a capital. É lamentável que os idosos ainda sejam vítimas desse tipo de violência.

A agressão contra idosos no Brasil é uma questão alarmante que reflete a vulnerabilidade dessa população. Essa situação é agravada pela falta de conscientização e pela cultura do desrespeito aos direitos dos mais velhos.

No caso em Itu, a agressão foi gravada por câmeras de segurança. Mas na maioria das vezes o abuso ocorre infelizmente dentro de suas próprias casas, perpetrada por familiares ou cuidadores.

Estatísticas mostram que a violência contra idosos tem aumentado. Por isso, o Sindnapi defende a necessidade urgente da criação de políticas públicas eficazes de segurança para a pessoa idosa. É também fundamental promover a educação sobre o envelhecimento e os direitos dos idosos, além de incentivar a denúncia de casos de abuso. Proteger nossos idosos é um dever de todos, pois eles merecem viver com dignidade, respeito e segurança.

Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi