Macapá recebeu, na última semana, um importante marco para a luta sindical e previdenciária na região: a inauguração da subsede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).
O evento contou com a presença do presidente Milton Cavalo, e do tesoureiro Anísio de Souza, reforçando o compromisso da instituição com os trabalhadores e aposentados do estado do Amapá. A mesa coordenada pelo representante do Sindnapi no Amapá e presidente estadual da Força Sindical, Vilbe Sousa, contou ainda com a participação do presidente do Senalba, Marivaldo Lobato, e do advogado parceiro Alder Costa.
Prestigiaram ainda a atividade, lideranças sindicais de diversos segmentos, entre elas, Charles André Ferreira Gonzalez, Presidente do Sintranspi, Hermogenes Costa Bezzerra, Diretor Regional do Insanos Moto Club, Glauco Moraes, Presidente do Instituto dos Guardas da Amazônia, Maria Luiza Dias Santos, Vice-Presidente da Força Sindical do Amapá, Ane Caroline Santos Toloza, Presidente da Apam Associação de Pescadores Artesanais, Aquicultores e Produtores Rurais de Mazagão.
A cerimônia também marcou a realização do 1º Fórum Petróleo – Diálogos para o Futuro, que aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Macapá. O encontro foi coordenado pelo presidente da Força Sindical e representante da subsede do Sindnapi, Vilbe de Souza. O debate abordou o petróleo como um motor impulsionador da Previdência e do ciclo social na Amazônia Legal, destacando a importância dos recursos energéticos para a sustentabilidade econômica da região.
Durante o evento, ficou clara a preocupação em garantir que a exploração do petróleo traga benefícios concretos para a população local, principalmente para aposentados e pensionistas. “A iniciativa reforça o papel do Sindnapi na defesa dos direitos previdenciários e no debate sobre políticas públicas que impactam diretamente a vida dos trabalhadores”, afirmou Vilbe.
O presidente Milton Cavalo destaca que com a inauguração da subsede em Macapá, o Sindnapi amplia sua atuação na região norte do país, aproximando-se dos aposentados e trabalhadores para fortalecer a luta por uma previdência justa e sustentável.
“Com a inauguração das subsedes de Macapá, Rondônia e Acre, que vamos inaugurar nos próximos dias, completamos todo território nacional. Os espaços estavam em funcionamento, faltava a inauguração oficial”, revelou ele.



