Sindnapi lança campanha em defesa ao Projeto de Lei da recomposição da aposentadoria

Cropped image of aged man checking his bills and credit payments

Evento no dia 23 de novembro irá dar início à estratégia do sindicato para aprovação do PL 1468/23

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi vai lançar, no próximo dia 23 de novembro, às 10 horas, a campanha em defesa do Projeto de Lei 1468/23 que concede reajuste de 5%, a cada cinco anos de aposentadoria, aos benefícios do INSS acima do salário mínimo. De autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o PL cria o adicional para aposentadoria para segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que será custeado pelo Orçamento da União e incorporado ao benefício.

Milton Cavalo, presidente do Sindnapi, lembra que a recomposição dos benefícios para quem recebe acima do salário mínimo é uma luta antiga da entidade. “Antes mesmo do presidente Lula criar, em 2006, o reajuste do salário mínimo acima da inflação, em 2006, o sindicato já defendia a medida, que beneficia a maioria dos aposentados, mas também lutamos para que as aposentadorias que estão acima do mínimo tenham reposição do poder de compra”, explica.

O dirigente destaca ainda que a própria Constituição brasileira assegura o reajuste das aposentadorias de forma a preservar a relação entre o que o aposentado ganha e o que ele gasta para sobreviver. “Infelizmente a Constituição não é obedecida pelo Poder Executivo, sobretudo, quando levamos em consideração a média dos benefícios previdenciários. Defendemos o reajuste do salário mínimo acima da inflação, mas também entendemos que as outras faixas de benefícios precisam ter uma correção que reponha as perdas ao longo do tempo”, reforça Cavalo.

O projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O evento vai contar com a presença do autor do projeto e de lideranças políticas e sindicais.

Serviço:

Lançamento da Campanha em Defesa do Projeto de Lei 1468/23