Sindnapi apoia decisão do CNPS em adiar decisão sobre queda de juro no consignado

Da Assessoria de Imprensa

A decisão do Conselho Nacional da Previdência Social sobre a redução do teto dos juros do empréstimo consignado foi adiada para a próxima reunião do órgão. De acordo com a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Tonia Galetti, que integra o CNPS, os conselheiros querem entender melhor para decidir sobre a melhor forma para definir os juros do consignado.

O impasse existe porque o Ministério da Previdência Social defende que a variação do teto de juro do consignado acompanhe os cortes na taxa Selic. Já os bancos são contrários à ideia. Eles afirmam que a taxa básica não representa o custo de captação das instituições que atuam na modalidade. As instituições defendem que a taxa seja calculada conforme a variação dos juros futuros com vencimento em dois anos.

Técnicos do Banco Central devem participar da próxima reunião do Conselho, prevista para os dias 11 e 12 dezembro para auxiliar os conselheiros.

Para presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, a postura do CNPS foi correta. “É preciso ter um equilíbrio na definição dos juros do consignado para garantir a oferta desse crédito, que é muito importante para os aposentados do INSS, que têm nele uma forma mais barata de conseguir recursos numa emergência, sem a necessidade de recorrer aos créditos com juros de mercado que são muito mais altos.”