Da Assessoria de Imprensa

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi está integrado à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” promovida pelo Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, que nesta quinta-feira (30) realizou panfletagem no Largo da Concórdia, na avenida Rangel Pestana, na região do Brás, em São Paulo. O objetivo é sensibilizar a população e denunciar as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres no Brasil e no mundo.

A campanha, que teve início no dia 20 de novembro, surgiu em 1993 quando o Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL, na sigla em inglês) reuniu 23 feministas de diferentes países nos Estados Unidos.

De acordo com Maria  Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de Políticas para Mulheres da Força Sindical, a panfletagem, que teve a presença de diretoras do Sindnapi, foi realizada para lembrar a data que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher no mundo do trabalho, com a eliminação do assédio moral e sexual e enfrentamento a violência física contra a mulher.

Para a diretora de Relações Internacionais do Sindnapi, Andrea Angerami, que participou da ação desta quinta-feira, é fundamental a união de trabalhadoras, trabalhadoras, aposentadas e aposentados nessa campanha. “A violência contra idosos e idosas é um grave problema no Brasil e não podemos virar as costas para isso. E o Sindicato dos Aposentados tem, em seu estatuto, o compromisso de lutar pela segurança de seus associados e associadas. Então é uma obrigação nos unirmos à essa campanha”, analisa. Também participaram as diretoras executivas do sindicato Alda Silvestre de Souza e Marcia Gomes da Motta.

A diretora da Mulher do Sindnapi, Maria Antonia Magalhães, lembra que a entidade sempre se preocupou em combater a violência contra as mulheres. “Além disso, acolhemos e damos orientação quando recebemos alguém que tenha sofrido algum tipo de agressão, seja física ou psicológica”, garante.