Conselho disponibiliza R$ 30 milhões para projetos que beneficiem idosos, diz diretor do Sindnapi

Organizações da sociedade civil e municípios podem apresentar suas propostas a partir de 18 de dezembro

O Conselho Estadual do Idoso (CEI) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) lançaram edital para selecionar projetos que contribuam com políticas públicas que promovam a autonomia, integração e participação efetivas dos idosos na sociedade. O diretor do *Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi*, Francisco Roberto da Silva, o Sargento, que ocupa a primeira suplência do CEI, explica que serão disponibilizados R$ 30 milhões de um fundo de R$ 60 milhões, já aprovados pela diretoria do CEI.

Sargento lembra que as reuniões do órgão atualmente estão ocorrendo de forma descentralizada para estimular os municípios e as organizações da sociedade civil (OSC) a apresentarem projetos. “O Conselho acumulou toda essa reserva por falta desses projetos, por isso decidiu fazer suas reuniões ordinárias nas diversas regiões do Estado como estímulo para as administrações públicas e as entidades que atendem idosos. Em novembro, realizamos nosso encontro na cidade de Caraguatatuba, no litoral paulista, com a presença de mais de 500 pessoas, o que mostra ser acertada a estratégia escolhida.”

Os projetos poderão ser apresentados por organizações da sociedade civil e municípios paulistas e deverão escolher um dos sete eixos: Promoção, Assistência e Desenvolvimento Social; Saúde; Educação; Trabalho e Previdência Social; Habitação e Urbanismo; Justiça; Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.  As propostas deverão ser entregues de 18 de dezembro de 2023 até 17 de janeiro de 2024.

A entrega dos projetos deve ser feita pessoalmente e protocolada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado (Rua Boa Vista, 170- 2º andar, no Conselho Estadual do Idoso), de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14 às 17h. Para mais informações: (11) 2763-8122.

O edital e as regras de apresentação das propostas podem ser acessados no  link: