O Instituto Nacional de Seguro Social – INSS completa nesta quinta-feira (27) 34 anos de existência. Criado pelo Decreto Nº 99.350, de 27 de julho de 1990, o órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social é responsável por garantir benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros, para milhões de brasileiros.
Ao longo de seus 34 anos, o INSS enfrentou desafios significativos, como o aumento da expectativa de vida da população e mudanças na legislação previdenciária. Mesmo assim, a autarquia tem sido fundamental na proteção social e no amparo aos trabalhadores brasileiros, contribuindo para a redução da desigualdade e para a promoção da inclusão social, como lembra o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo.
“O INSS é fundamental para o trabalhador brasileiro, mas ainda tem vários desafios, como a necessidade de melhorar a eficiência no atendimento, reduzir filas e modernizar seus sistemas para acompanhar as demandas de uma sociedade em constante transformação”, destaca o dirigente.
O Instituto surgiu a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS e o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS. “Sempre houve ataques contra o INSS, e atualmente não é diferente. E sempre com foco na retirada de direitos dos aposentados e pensionistas. Por isso, o Sindnapi sempre saiu em sua defesa, dando voz a essa faixa da população para defender a manutenção de seus direitos e a permanência da previdência pública que é uma conquista dos trabalhadores brasileiros”, destaca Milton Cavalo.