RenĂȘ Gardim – da Assessoria de Imprensa

Curso serĂĄ repetido no prĂłximo semestre

A Coopernapi, cooperativa de crédito do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos -Sinsdnapi reuniu 11 associados em seu primeiro curso de Educação Financeira no ano. A meta é estimular os aposentados a utilizarem o crédito de forma consciente.

Durante o curso, que teve duração de duas horas, o professor LaĂ©rcio Caires destacou a importĂąncia do planejamento financeiro da vida pessoal e familiar. “Sem planejar o risco de se tornar um superendividado Ă© muito grande”, alertou.

LaĂ©rcio falou ainda sobre a importĂąncia de poupar e dos cuidados com a tomada de emprĂ©stimos. “Ao buscar dinheiro Ă© preciso verificar as taxas de juros e os prazos para pagamento. Às vezes encontramos crĂ©dito com juro baixo, mas o prazo longo, com pagamento em 36 meses, por exemplo, fazendo com que o valor pago no final seja muito maior”, lembrou.

Para a presidente da Coopernapi, Liliane Stella Beil, a instituição sempre teve preocupação em orientar os aposentados sobre a vida financeira para garantir que, ao pegarem emprĂ©stimos façam de forma consciente. “AlĂ©m dos cursos, os funcionĂĄrios da Coopernapi conversam muito com os associados para que, ao pegarem um emprĂ©stimo estejam seguros de que nĂŁo comprometerĂŁo sua capacidade de compra”.

Liliane lembra ainda que os aposentados sofrem mais com o custo de vida elevado. “A população em geral sofre a inflação, com o aumento dos preços, mas para os aposentados o aperto Ă© mais intenso. Para eles, que precisam de um bom plano de saĂșde, de alimentação adequada e, em muitos casos, de uma quantidade significativa de remĂ©dios, a inflação nĂŁo perdoa e estĂĄ cada vez mais feroz. Por esse motivo, uma educação financeira adequada pode minimizar os efeitos no poder de compra dessa população”, afirma.