No próximo dia 4 de junho, às 10 horas, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi inaugura uma subseção do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), em sua sede nacional. A unidade contará com um técnico que iniciará estudos para a criação de um índice nacional da inflação dos aposentados.

O Sindnapi retomou sua filiação ao Dieese no dia 23 de novembro do ano passado. O objetivo é criar um índice de inflação que capte a variação de preços e as perdas do poder aquisitivo do aposentado e pensionista para orientar as ações, diálogo com a Previdência Social, INSS e até com o governo na contrução de políticas públicas para o segmento.

“Praticamente desde a fundação do sindicato batalhamos para que haja o cálculo diferenciado da inflação para os aposentados e idosos pois os itens e os pesos que eles representam para o índice nacional geral são diferentes. Um exemplo são os remédios, que têm influência cada vez maior conforme envelhecemos, afirma o presidente do Sindnapi, Milton Cavalo.

O Dieese é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro que possui credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. A criação de uma subseção dentro de uma entidade sindical executa planos de trabalho específicos de forma integrada.

“Por isso entendemos fundamental que o índice de inflação do aposentado tenha a chancela da entidade para podermos acompanhar e analisar regularmente indicadores econômicos como forma de elaboração de políticas públicas e legislações para os aposentados”, destaca o presidente Milton Cavalo.